Blockchain e Criptos podem se tornar meio de pagamento e controle de peças de aviões.

Tem demorado para chegar, mas, finalmente, as tecnologias de blockchain estão começando a ganhar espaço nas indústrias de peças de reposição e manutenção de aviação.

As indústrias de aviação e aeroespacial são bem conhecidas por seus métodos tradicionais de fazer as coisas e sua relutância em mudar – com boas razões em muitos casos, a segurança sendo uma delas – no entanto, os benefícios da digitalização estão agora sendo percebidos por empresas de aviação que buscam melhorar sua eficiência operacional, especialmente no mercado de peças de reposição.

As criptomoedas, como um ramo das tecnologias de blockchain, estão sendo amplamente elogiadas como o futuro método de pagamento por peças de reposição e reparos de aeronaves. Mas isso é apenas uma possibilidade ou uma ideia que eventualmente se tornará realidade?

As tecnologias de blockchain já estão oferecendo percepções em uma área que está causando uma grande perda de dinheiro para a indústria da aviação – a coleta manual de big data. Dois setores da aviação já fortemente dependentes da coleta de big data são MRO (Manutenção Reparo e Revisão) e peças de reposição. Atualmente, muitas das informações críticas para manter a aeronave no ar são coletadas manualmente, processos caros e demorados.

No entanto, o blockchain pode registrar o movimento de peças sobressalentes toda vez que uma peça é instalada ou removida de uma aeronave, junto com outras informações, como tempo em serviço, data da última inspeção, localização e até mesmo os registros associados aos técnicos que podem ter trabalhado em reparos.

Alguns acreditam que essas tecnologias em evolução podem levar a projetos virtuais de 3D, AI (Inteligência Artificial) ou AR (Realidade Aumentada) de cada aeronave, onde cada parte e todas as informações associadas podem ser armazenadas e recuperadas conforme necessário.

Empresas como a Locatory.com – um membro da família do Avia Solutions Group e o marketplace número um de aviação na Europa e no hemisfério oriental para peças de reposição e recursos de reparo de aeronaves – já estão contemplando o futuro para pagamentos de criptomoeda como um elemento integral do mercado de peças de reposição.

Toma Matutyte, Diretor de Vendas e Marketing da Locatory.com, acredita que as criptomoedas podem transformar o mercado de peças de reposição digitais, mas também percebe que muitos envolvidos ainda estão cautelosos quanto à sua integração.

“Pode haver pouca dúvida de que a tecnologia blockchain influenciará como a aviação, e especialmente o mercado de peças de reposição, coletará informações”, diz Matutyte, “Com isso em mente, parece lógico que as criptomoedas sejam predominantemente adequadas para trabalhar em conjunto com essas novas tecnologias como um meio de pagamento instantâneo por peças ou serviços em qualquer lugar do mundo. Qualquer tecnologia que melhore o fluxo de peças, aumente a confiança do comprador e reduza práticas de desperdício deve ser levada a sério.”

As criptomoedas têm muitas vantagens: as transações são rápidas e fáceis, seu lugar no blockchain elimina a necessidade de bancos ou outras instituições financeiras, todas as transações são registradas em uma lista pública (o próprio blockchain) e, provavelmente, o mais importante, as criptomoedas estão ganhando popularidade e agora são amplamente usadas como um método de pagamento instantâneo para todos os tipos de bens e serviços.

Também é verdade que as criptomoedas têm suas desvantagens: a perda irrecuperável de carteiras digitais e seu conteúdo, o valor altamente flutuante do preço, o mercado permanece desregulamentado e eles são vulneráveis ​​a crimes cibernéticos e fraudes.

Todas as novas práticas, não apenas na indústria da aviação, vêm com certa ansiedade. No entanto, o crescimento das criptomoedas já parece um trem imparável e destinado a se tornar parte integrante dos futuros setores de peças de reposição e manutenção de aeronaves.

Informações do Avia Solutions Group

Leia mais

Modern Logistics

A TTi desenvolvedora das Plataformas Zenith e Nexlog, tem olhado para cada cliente de uma maneira única. Esse foco no cliente é motivo de nossa boa colheita de resultados. A

Nexlog estará presente em feira sobre logística.

Principal encontro de logística, intralogística e transporte de cargas reunirá mais de 200 marcas nacionais e internacionais, eventos de conteúdos exclusivos e inéditos e marca o reencontro das empresas dedicadas

Simplifiez votre activité en intégrant les aspects
commerciaux, financiers et opérationnels
dans une solution unique.

Vous êtes
sur le point d'améliorer vos résultats

Avec une facturation accrue et
économies de coûts

Recevez une proposition en complétant les données.

Open chat
Vous souhaitez recevoir une proposition personnalisée ?